Como faço para traduzir roms de snes de japonês para inglês?
3 participantes
N-BR :: Ajuda :: Preciso de Ajuda
Página 1 de 1
Como faço para traduzir roms de snes de japonês para inglês?
Olá pessoal! sou novo no forum e tenho uma dúvida sobre como traduzir uma rom de snes que está em japonês (F-1 grand prix part III) para inglês, já que quando tentei não consegui porque os textos da rom são em hiragana, katakana e kanji , porem quando abro a rom no Translhextion os caracteres não aparecem em nenhum desses sistemas de escrita japoneses, ao inves disso aparessem em simbolos e letras ex: @,ã,á,à,ü,ÿ e etc. então se alguem souber uma maneira de rezouver esse problema por favor me ajudem. desde já agradeço pela atençâo.
atomic_thunderbolt- Membro NBR Novato
Membro desde : 04/08/2013
Re: Como faço para traduzir roms de snes de japonês para inglês?
Para visualizar as letras japonesas você precisará desse programa.
Você também precisará algumas tabelas, uma japoneses CASO a Rom não utilize a tabela S-JIS como padrão para poder visualizar corretamente os textos, e outra para os caracteres do nosso idioma, essa última será necessária pois você possivelmente precisará substituir na fonte do jogo os caracteres japonese pelos do nosso alfabeto.
Você também precisará algumas tabelas, uma japoneses CASO a Rom não utilize a tabela S-JIS como padrão para poder visualizar corretamente os textos, e outra para os caracteres do nosso idioma, essa última será necessária pois você possivelmente precisará substituir na fonte do jogo os caracteres japonese pelos do nosso alfabeto.
respondendo
Olá amigo! baixei o programa e achei ele interessante, porem eu já sei de cabeça como funciona a escrita japonesa, como falei na pergunta, o problema é no programa que não mostra as letras japonesas que estão na maioria no sistema katakana, eu uso o translhextion, porem ele não mostra assim veja ex: か, 下... ele mostra assim: @, ÿ, ã e etc, porem as palavras em inglês são mostradas no programa, igual a rom. Se vc entendeu por favor me ajude! Gostaria de fazer um pedido, colocae um tutorial de como traduzir roms de snes de japonês para inglês no youtube, porque até agora só vi de inglês para português!
De japonês para inglês facilita as coisas, pois geralmente os jogos japoneses possuem a fonte americana inclusa.
O jogo possui a fonte japonesa e a americana?
Sim:
Crie uma tabela contendo os caracteres japonês e americanos, depois disso basta localizar o texto em japonês e substituí-lo pelo em inglês.
Não:
Abra a rom com o programa Tile Molester, procure a fonte (o desenho dos caracteres) e substitua seus caracteres pelos americanos. Depois disso crie duas tabelas uma para cada fonte, a japonesa servirá apenas para você visualizar o texto original e americana para editá-lo.
O jogo possui a fonte japonesa e a americana?
Sim:
Crie uma tabela contendo os caracteres japonês e americanos, depois disso basta localizar o texto em japonês e substituí-lo pelo em inglês.
Não:
Abra a rom com o programa Tile Molester, procure a fonte (o desenho dos caracteres) e substitua seus caracteres pelos americanos. Depois disso crie duas tabelas uma para cada fonte, a japonesa servirá apenas para você visualizar o texto original e americana para editá-lo.
Resposta
Sim! tem tanto os caracteres em ingles como os caracteres japoneses. Isso rezolve. Obrigado pela ajuda! Estou grato por poder participar deste forum, pois acho que minhas duvidas serão esclarecidas nele, assim como tambem espero esclarecer as duvidas que estiverem no meu alcance!
atomic_thunderbolt escreveu:Olá pessoal! sou novo no forum e tenho uma dúvida sobre como traduzir uma rom de snes que está em japonês (F-1 grand prix part III) para inglês, já que quando tentei não consegui porque os textos da rom são em hiragana, katakana e kanji , porem quando abro a rom no Translhextion os caracteres não aparecem em nenhum desses sistemas de escrita japoneses, ao inves disso aparessem em simbolos e letras ex: @,ã,á,à,ü,ÿ e etc. então se alguem souber uma maneira de rezouver esse problema por favor me ajudem. desde já agradeço pela atençâo.
Um dos membros criou um tutorial esdruxulo sobre como localizar e visualizar textos em japonês em uma Rom de Nintendo DS, mas o método que ele utilizou também serve para outros tipos de formatos de arquivo já que o Crystal Tile 2 foi feito com o intuito de mostrar toda a hierarquia de arquivos contidos em uma Rom de Nintendo DS.
Aqui está o tutorial meia boca que o coitado fez:http://www.nintendobr.org/2012/03/tutorial-crystal-tile-2.html
Talvez o tutorial te ajude caso contrario pode perguntar de novo, que nós tentamos responder
Quil- Moderador NBR
Membro desde : 06/12/2010
Sim! ajudou bastante e já comecei atraduzir essa rom usando o Cristal Tile 2. Valew pela ajuda amigo! muito obrigado. flws! , , .Quil escreveu:atomic_thunderbolt escreveu:Olá pessoal! sou novo no forum e tenho uma dúvida sobre como traduzir uma rom de snes que está em japonês (F-1 grand prix part III) para inglês, já que quando tentei não consegui porque os textos da rom são em hiragana, katakana e kanji , porem quando abro a rom no Translhextion os caracteres não aparecem em nenhum desses sistemas de escrita japoneses, ao inves disso aparessem em simbolos e letras ex: @,ã,á,à,ü,ÿ e etc. então se alguem souber uma maneira de rezouver esse problema por favor me ajudem. desde já agradeço pela atençâo.
Um dos membros criou um tutorial esdruxulo sobre como localizar e visualizar textos em japonês em uma Rom de Nintendo DS, mas o método que ele utilizou também serve para outros tipos de formatos de arquivo já que o Crystal Tile 2 foi feito com o intuito de mostrar toda a hierarquia de arquivos contidos em uma Rom de Nintendo Ds..
Talvez o tutorial te ajude caso contrario pode perguntar de novo, que nós tentamos responder
atomic_thunderbolt escreveu:
Sim! ajudou bastante e já comecei atraduzir essa rom usando o Cristal Tile 2. Valew pela ajuda amigo! muito obrigado. flws! , , .
Eu sabia que aquilo algum dia seria útil para alguém.
Quil- Moderador NBR
O que é isso mano Quil, aquele tutorial não ficou ruim não.
Você quis dizer que não ficou bom não.Kamppello escreveu:O que é isso mano Quil, aquele tutorial não ficou ruim não.
Quil- Moderador NBR