[TOOL] GEC
3 participantes
Página 1 de 1
[TOOL] GEC
GEC - Gerenciador de Edições Comunitárias
Alguns meses atrás tinha dito sobre um projeto que eu tinha em mente. Pois então comecei a dar inicio nele, esta indo bem devagar mais o importante que sempre que dá implemento alguma coisinha. O nome apesar de ser provisório já diz tudo o que o sistema faz. Alem da dificuldade em arrumar tempo para trabalhar nele, o que tem dificultado um pouco são as "regras de negócio" dele. Muitas coisas ainda não defini bem, tenho várias ideias, mas as vezes elas conflitam com outras e lá na frente posso perder um trabalho já feito. O problema é a preguiça que as vezes bate de ficar pensando tanto, ai acaba que deixo de lado por alguns dias!
Um pouco sobre o sistema e o que eu pensei ate agora para ele é:
- Sistema online, com as edições sendo online, onde possa ser acessado de qualquer lugar.
- O administrador do projeto, cadastra os colaboradores em duas classes, sendo uma de tradução e a outra de revisão.
- Ao cadastrar um projeto, a inserção dos arquivos pode ser feita inserindo o texto manualmente ou escolhendo um arquivo txt que será lido e escrito na base de dados. Outro detalhe é que imagino que todos as entradas vão ser naquele esquema de scripts.
- Penso na seguinte proposta de que o administrador do projeto escolha um prazo de entrega de arquivos. Porque isso?Bem pensei nessa possibilidade pelo fato de alguns arquivos que possam ser fundamentais para o progresso da tradução não fiquei "agarrado". Então como vai funcionar. O usuário abre a tela com todos os arquivos. Vão existir status para esses arquivos como por exemplo : Traduzindo, Traduzido, Revisado, etc. Então se um usuário pegar um arquivo para tradução, esse arquivo ficara com um status de ocupado, e aquele usuário tem um prazo para entregar aquele arquivo, prazo estipulado pelo administrador. Se ele não passar esse arquivo como liberado dentro do prazo, automaticamente o arquivo estara como livre para que outra pessoa pegue-o ou o a mesma pessoa, lembrando que existe essa regra. Agora se o administrador não quiser trabalhar assim, é só não estipular prazo. Só uma implementação que imaginei e VOU colocar no sistema. Usa-lá ou não vai de cada um.
- Já expliquei um pouco como vai ser o funcionamento, mas só para salientar. O usuário pega o script para tradução. Assim que o liberar esse script cai em uma lista para os usuários revisores, que escolhem e revisam os textos. E os liberam como corrigidos. Após isso o admistrador do projeto pode corrigir alguma coisa ou alterar, tanto faz. É só uma forma de ele ver o trabalho antes de libera-lo
- Outra coisa legal que pensei foi em criar estatísticas de cada usuário. Para o administrador avaliar o desempenho de cada um e chama-lo para outro projeto pois gostou da sua contribuição.
A minha ideia é mais ou menos essa ai, sei que falta muitos detalhes, ate porque eu ainda não sei muito, como eu mesmo disse a "regra de negócio" esta sendo implementada juntamente com as outras coisa. Já tenho algumas coisas prontas, como o desenvolvimento esta sendo lento. Mas quando eu lançar uma primeira versão, vou tentar criar um manual, por que vai ser util hehehe.
Estou aberto a sugestões de implementações e formas de trabalho. Até porque a ideia é facilitar o trabalho de vocês. Vou postar algumas imagens da "carinha" do sistema, lembrando que fiz pouca coisa a nivel de usuário por que a arquitetura ta toda pronta.
L-Slayer- Administrador NBR
Membro desde : 28/09/2010
Re: [TOOL] GEC
Que massa, mano Slayer!
É um sonho ter uma ferramenta dessa no grupo, facilitará muito o trabalho...
É um sonho ter uma ferramenta dessa no grupo, facilitará muito o trabalho...
Eu sempre pensei em criar algo do tipo (mas só ficou em pensamento mesmo ) uma ferramenta dessa facilitaria muito a organização da tradução.
Quil- Moderador NBR
Membro desde : 06/12/2010
E ai galera tudo pela ordi?
Passando pra dizer que estou trabalhando na ideia, lentamente mais ainda estou trabalhando. Pau ta quebrando pra mim no serviço e na facul.
No mais só alterei algumas coisas de layout que ficaram bem melhores por sinal, rs, e conseguir terminar o escopo do cadastro de projeto. Se deus quiser até o fim do ano consigo ter o minimo possivel pra poder usar todo o processo que imaginei. Quem quiser participar do Beta, faça suas inscrições , brincadeiras a parte, sempre que der venho trazer alguma novidade.
Abrass
Edit:. Daqui uns dias a NBR faz 4 anos
Passando pra dizer que estou trabalhando na ideia, lentamente mais ainda estou trabalhando. Pau ta quebrando pra mim no serviço e na facul.
No mais só alterei algumas coisas de layout que ficaram bem melhores por sinal, rs, e conseguir terminar o escopo do cadastro de projeto. Se deus quiser até o fim do ano consigo ter o minimo possivel pra poder usar todo o processo que imaginei. Quem quiser participar do Beta, faça suas inscrições , brincadeiras a parte, sempre que der venho trazer alguma novidade.
Abrass
Edit:. Daqui uns dias a NBR faz 4 anos
É verdade, já temos 4 anos de estrada. Estamos parados ultimamente, mas de vez em quando aparecemos com algo novo.
No aguardo da tool.
No aguardo da tool.
Então galera, tenho novidades sobre o projeto.
Ainda não desisti dele, rs. Tenho até mexido em ritmo bem lento, mas sempre to incrementando uma coisa.
Sobre imagens no primeiro post, esqueçam, ele já é um outro sistema, não tem mais nada a ver com as imagens, porque troquei todo o layout e organização de telas.
O meu maior problema é que sou extremamente chato com meus códigos, gosto de ter um padrão bem definido, de já desenvolver pensando de uma forma que incrementar novas coisas fique mais fácil, o problema é que o projeto em si não anda! Já devo ter feito pelo menos umas 4 refatorações no meu código, porque sempre que aprendo uma coisa legal quero usar nesse projeto.
Vejo ele como aprendizado, é minha forma de "estudar" e aplicar o que sempre aprendo, e o que motiva é que ele tem uma causa nobre.
Nas ultimas semanas andei pensando em para com ele e recomeça-lo utilizando o Django, estou aprendendo e vejo que é bem rápido ( Java é muito foda, mas não tá tão produtivo assim).
Mas isso ainda vou decidir, fiquei meio com o pé atras, por que esses dias resolvi pagar um servidor pra eu colocar o banco de dados pra eu poder desenvolver mais de boa independente de onde eu esteja ( mexo muito quando to mais tranquilo no trampo), ai que eu fui lembrar que servidores java são bem mais caros, coisa de sei lá uns 40 reais/mês um bom.
Ai que eu pensei, "porra, como manter isso sempre online?", tinha pensado em doações e coisas do tipo, mas isso não é prioridade.
Passei mesmo pra dizer que ainda to trabalhando na ideia, e assim que tiver algo mais palpavel eu trago pra vcs darem uma olhada.
Ainda não desisti dele, rs. Tenho até mexido em ritmo bem lento, mas sempre to incrementando uma coisa.
Sobre imagens no primeiro post, esqueçam, ele já é um outro sistema, não tem mais nada a ver com as imagens, porque troquei todo o layout e organização de telas.
O meu maior problema é que sou extremamente chato com meus códigos, gosto de ter um padrão bem definido, de já desenvolver pensando de uma forma que incrementar novas coisas fique mais fácil, o problema é que o projeto em si não anda! Já devo ter feito pelo menos umas 4 refatorações no meu código, porque sempre que aprendo uma coisa legal quero usar nesse projeto.
Vejo ele como aprendizado, é minha forma de "estudar" e aplicar o que sempre aprendo, e o que motiva é que ele tem uma causa nobre.
Nas ultimas semanas andei pensando em para com ele e recomeça-lo utilizando o Django, estou aprendendo e vejo que é bem rápido ( Java é muito foda, mas não tá tão produtivo assim).
Mas isso ainda vou decidir, fiquei meio com o pé atras, por que esses dias resolvi pagar um servidor pra eu colocar o banco de dados pra eu poder desenvolver mais de boa independente de onde eu esteja ( mexo muito quando to mais tranquilo no trampo), ai que eu fui lembrar que servidores java são bem mais caros, coisa de sei lá uns 40 reais/mês um bom.
Ai que eu pensei, "porra, como manter isso sempre online?", tinha pensado em doações e coisas do tipo, mas isso não é prioridade.
Passei mesmo pra dizer que ainda to trabalhando na ideia, e assim que tiver algo mais palpavel eu trago pra vcs darem uma olhada.