Discussões sobre Compressão
5 participantes
Discussões sobre Compressão
Quantas vezes já tentamos traduzir "aquele" jogo e nunca encontramos nem os textos, nem os gráficos. Foi pensando nisso que resolvi criar este tópico, pois acredito que estudando em equipe seja mais fácil de aprender essa difícil etapa do romhacking.
Encontrei este tutorial no RomHacking.net, ele explica resumidamene os tipos mais frequentes de compressão, serve para termos uma base. Também vou deixar em anexo o tutorial sobre LZSS traduzido pelo Quil. Caso encontrem algum jogo que utilize alguma dessas compressões poste-o aqui para nos discutirmos e tentarmos encontrar uma solução para o problema. =]
Conteúdo dos Tutoriais
1) Método de Dicionário (DTE/MTE)
2) Fixed Bit Length Packing
3) Compressão RLE e Variantes
4) LZ77 e derivadas
5) Compressão Huffman
6) Compressão LZW
Let's go, champz...
Encontrei este tutorial no RomHacking.net, ele explica resumidamene os tipos mais frequentes de compressão, serve para termos uma base. Também vou deixar em anexo o tutorial sobre LZSS traduzido pelo Quil. Caso encontrem algum jogo que utilize alguma dessas compressões poste-o aqui para nos discutirmos e tentarmos encontrar uma solução para o problema. =]
Conteúdo dos Tutoriais
1) Método de Dicionário (DTE/MTE)
2) Fixed Bit Length Packing
3) Compressão RLE e Variantes
4) LZ77 e derivadas
5) Compressão Huffman
6) Compressão LZW
Let's go, champz...
- Anexos
Re: Discussões sobre Compressão
Eu dei uma olhada nesse tutorial, e me parece que ele explica muito bem sobre as compressões citadas.
Eu vou ver se consigo traduzi-lo também por que ler em inglês é meio fodinha.
E esse tutorial tem 70 kb de tamanho ou seja texto "Pá Karralho" então como somos um grupo de tradução e nunca fizemos um trabalho em equipe. Poderíamos tentar traduzir esse tutorial.
Cada um pegava um desses tópicos:
1) Introdução
2) Método de Dicionário
3) Fixed Bit Length Packing
4) Codificação RLE e Variantes
5) LZ77 e Derivadas
6) Codificação Huffman
7) Codificação LZW
FAQ's
E assim poderíamos tentar fazer um trabalho em equiiiipe pelos membros da Nintendo BR
Eu já vou sair na frente para tentar traduzir esse tutorial e Coloca-lo em PDF também.
"É nois, Vam lá" Vamo REgaça". haha
E esse tutorial tem 70 kb de tamanho ou seja texto "Pá Karralho" então como somos um grupo de tradução e nunca fizemos um trabalho em equipe. Poderíamos tentar traduzir esse tutorial.
1) Introdução
2) Método de Dicionário
5) LZ77 e Derivadas
6) Codificação Huffman
7) Codificação LZW
FAQ's
E assim poderíamos tentar fazer um trabalho em equiiiipe pelos membros da Nintendo BR
Eu já vou sair na frente para tentar traduzir esse tutorial e Coloca-lo em PDF também.
"É nois, Vam lá" Vamo REgaça". haha
Quil- Moderador NBR
Membro desde : 06/12/2010
Boa ideia Quil, gostei.
Eu abri aqui com o WordPad mas ficou cheio de caracteres estranhos e tal, alguém sugere um editor melhor?
A propósito, muito bom aquele tutorial ali de baixo que fala sobre a compressão LZSS, eu baixei e dei uma lida meio por cima mas depois eu pego pra valer.
Eu abri aqui com o WordPad mas ficou cheio de caracteres estranhos e tal, alguém sugere um editor melhor?
A propósito, muito bom aquele tutorial ali de baixo que fala sobre a compressão LZSS, eu baixei e dei uma lida meio por cima mas depois eu pego pra valer.
Diego6D- Moderador NBR
Membro desde : 19/05/2011
Bem, traduzi algumas partes dos textos, mas pensei em como ficaria se todos traduzissem o mesmo... Divide essa bagaça aí que acaba bem mais rápido...Quil escreveu:Eu dei uma olhada nesse tutorial, e me parece que ele explica muito bem sobre as compressões citadas.
1) Introdução
2) Método de Dicionário
5) LZ77 e Derivadas
6) Codificação Huffman
7) Codificação LZW
FAQ's
Ganondorf- Administrador NBR
Membro desde : 16/10/2010
Então vamo traduzir essa "bagaça", eu vou pegar o item: FAQ's, estou enroladão ultimamente, mas vamo nessa.
Já traduzi os itens 1,2,3 e 4 e vou pegar o 5... Só vou pedir para alguém dar uma revisada depois, pois estou meio perdido com alguns termos, tipo packed, input stream e stream... Eu sei o que tudo isso significa, mas ainda não achei um significado legal para o texto...
Ganondorf- Administrador NBR
Membro desde : 16/10/2010
Ganondorf escreveu:Já traduzi os itens 1,2,3 e 4 e vou pegar o 5... Só vou pedir para alguém dar uma revisada depois, pois estou meio perdido com alguns termos, tipo packed, input stream e stream... Eu sei o que tudo isso significa, mas ainda não achei um significado legal para o texto...
Eu também traduzi os itens 1, 2 já que você disse que vai pegar o 5 então eu vou pegar o 6.
E Diego6d tenta abri-lo com o BrOffice
Quil- Moderador NBR
Membro desde : 06/12/2010
Bem pessoal! Amo passar horas no PC mexendo na estrutura dos jogos *-* Meu conhecimento de inglês é básico, não o sufisciente para traduzir, mas dá pra ultilizar ferramentas, etc.... Isso vai se resolver muito em breve (estou começando um curso de inglês).
No primeiro Post do tópico foi dito:
Então, eu estou trabalhando no Jogo Resident Evil 0 (Game Cube) Já esmiuçei toda a Imagem do Jogo, encontrei todas as imagens, efeitos, etc... Mas nada dos textos!!!
Porém dentro de alguns arquivos .arc encontrei vários arquivos com a "desgraçada" compressão LZ777 ~~ Não estou conseguindo descomprimir!
Ainda não li o tutorial disponível nesse tópico, vou estudá-lo, juntar com outras pesquisas que já fiz e ver se consigo passar por essa, espero eu, última barreira para traduzir o jogo ^^
(PS: Se se perguntaram como eu vou traduzir sem saber inglês, é que tenho amigos que faram a parte da tradução, a minha parte é a edição em geral.)
No primeiro Post do tópico foi dito:
Caso encontrem algum jogo que utilize alguma dessas compressões poste-o aqui para nos discutirmos e tentarmos encontrar uma solução para o problema. =]
Então, eu estou trabalhando no Jogo Resident Evil 0 (Game Cube) Já esmiuçei toda a Imagem do Jogo, encontrei todas as imagens, efeitos, etc... Mas nada dos textos!!!
Porém dentro de alguns arquivos .arc encontrei vários arquivos com a "desgraçada" compressão LZ777 ~~ Não estou conseguindo descomprimir!
Ainda não li o tutorial disponível nesse tópico, vou estudá-lo, juntar com outras pesquisas que já fiz e ver se consigo passar por essa, espero eu, última barreira para traduzir o jogo ^^
(PS: Se se perguntaram como eu vou traduzir sem saber inglês, é que tenho amigos que faram a parte da tradução, a minha parte é a edição em geral.)
Davinho- Membro NBR Novato
Membro desde : 20/12/2011
Boa escolha, os jogos da série Resident Evil são muito bons.
Tenho alguns problemas com arquivos comprimidos também. Posta algum arquivo ai pra gente tentar compreender a compressão.
Tenho alguns problemas com arquivos comprimidos também. Posta algum arquivo ai pra gente tentar compreender a compressão.