N-BR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hunter Pointer Calculator

3 participantes

Ir para baixo

Hunter Pointer Calculator Empty Hunter Pointer Calculator

Mensagem  L-Slayer Dom 27 Jan 2013, 12:26

Hunter Pointer Calculator

Versão: 1.0
Desenvolvedor: L-Slayer
Linguagem: C#
Requisitos: Windows XP/Vista/7/8 e .NET 4.5 Framework

Descrição:
A Hunter Pointer Calculator ou somente HP Calculator é uma ferramenta criada para auxilio dos cálculos de ponteiros usados na tradução de jogos. Ela conta com opções de cálculo de ponteiros de várias plataformas, além de uma modo personalizado onde você mesmo define como será o cálculo do ponteiro, informando o valor do Header e e qual tipo de operação devera realizada.
Sua interface foi desenvolvida buscando a simplicidade e fácil visualização, com um ambiente limpo buscando realizar sua função da forma menos descomplicada possível. A ferramenta conta também com um modo de visualização hexadecimal e decimal, para estudos e saber como trabalhar com bases numéricas diferentes.


Comentarios:
Bom é isso, já faz mais de um ano desde a primeira versão da calculadora, na época ela foi programada na linguagem C sem nenhum tipo de interface, sendo executada diretamente na linha de comando. Com o tempo aprimorei meus conhecimentos e resolvi lançar uma nova versão, sendo que alterei a linguagem para C# onde seria melhor de se trabalhar pela orientação a objetos e vários recursos que antes eu não tinha.
Posso não andar muito ativo nos últimos tempos, mas o romhack sempre terá um lugar especial no meu coração, gostaria de agradecer a todos aos meus amigos do grupo e dizer que apesar de não ser um grande projeto, foi uma coisa feita com muito carinho e dedicação, que novas ideias apareçam em minha cabeça, para fazer coisas novas e que eu possa voltar a participar mais dessa ótima comunidade.


Ajuda
Como o próprio titulo já diz, por favor ajude a ferramenta a se tornar melhor, fiz vários testes com o cálculo de ponteiros, mas eventualmente alguma coisa pode dar errado. Tentei caprichar o máximo possível na interface, com restrição de comandos e botões em determinadas circunstâncias, mas ainda sim pode haver alguma coisa que dê errado. E por último, tem alguma dica para melhorar, incrementar a ferramenta, mande, vamos tentar faze-lá o mais completa possível.


Ps: Há ainda alguns pequenos detalhes que vou incrementar, espero que não demore!

Hunter Pointer Calculator Hunterpointer

DOWNLOAD
L-Slayer
L-Slayer
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 156
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 33
Cidade : Mateus Leme
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Hunter Pointer Calculator Empty Re: Hunter Pointer Calculator

Mensagem  Quil Dom 27 Jan 2013, 13:31

Parabéns pelo lançamento L-Slayer. Exclamação

Eu reparei que o HP Calculator não faz caculos de com 4-Bytes que alguns jogos de Nintendo DS, e do próprio GBA mesmo, utilizam, mas no caso do GBA é adicionando "02", 04 ou "08" no final do ponteiro. Tirando isso a Tool ficou muito boa.
Quil
Quil
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 425
Membro desde : 06/12/2010
Cidade : At World's End.
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Hunter Pointer Calculator Empty Re: Hunter Pointer Calculator

Mensagem  L-Slayer Dom 27 Jan 2013, 13:52

Obrigado Quil, no caso do 4º byte do GBA eu já sabia, mas como é uma calculadora padrão resolvi deixar só os 3 bytes mesmo, pois somente com os 3 é possível localizar o ponteiro sendo que o 4º byte muda conforme a ROM. Sobre o cálculo do NDS, sinceramente eu não coloquei pois nem sei como é realizado, se alguém se dispor a me explicar, certamente implementarei na próxima versão!
L-Slayer
L-Slayer
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 156
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 33
Cidade : Mateus Leme
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Hunter Pointer Calculator Empty Re: Hunter Pointer Calculator

Mensagem  Kamppello Dom 27 Jan 2013, 14:16

Parabéns pela ferramenta, mano Slayer. Agora com interface gráfica ficou chique demais.

Sobre os ponteiros do NDS, são bem simples, na maioria dos jogos ele ficam espalhados em arquivos com ponteiros/textos, primeiro os ponteiros, depois os textos. O 1º ponteiro geralmente é 0x00000000, depois é somado isso com a quantidade de caracteres da frase até o início da próxima e assim por diante. Apesar de terem 4bytes, dificilmente o valor do 1º e do 2º byte vão variar, pois os arquivos são geralmente pequenos, a menos que a rom possua um único arquivo de textos, ou esquema diferente de ponteiros.
Kamppello
Kamppello
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 927
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 35
Cidade : Recanto das Emas
Brasil


http://nbr-traducoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Hunter Pointer Calculator Empty Re: Hunter Pointer Calculator

Mensagem  Quil Dom 27 Jan 2013, 14:23

L-Slayer escreveu: mas como é uma calculadora padrão resolvi deixar só os 3 bytes mesmo, pois somente com os 3 é possível localizar o ponteiro sendo que o 4º Byte muda conforme a ROM. Sob

Eu também acha isso que, utilizando somente 3-Bytes em uma rom de GBA já seria o suficiente para encontrar o ponteiro, mas eu acabei descobrindo(da pior maneira possível) que se houver bytes iguais ao ponteiro, em outro local da rom e você modifica-los pensando que eles também são ponteiros a Rom dará Pau. Esse Bytes servem para indicar onde realmente é o ponteiro. Se você fizer a busca hexadecimal e encontrar esses bytes no final é o ponteiro senão ignore. Hunter Pointer Calculator 146970
Quil
Quil
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 425
Membro desde : 06/12/2010
Cidade : At World's End.
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Hunter Pointer Calculator Empty Re: Hunter Pointer Calculator

Mensagem  Kamppello Dom 27 Jan 2013, 14:51

Está ai uma verdade, eu também já fiz isso, acho que até o Slayer já fez isso no Pokémon Fire, o resultado e desanimador.
Kamppello
Kamppello
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 927
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 35
Cidade : Recanto das Emas
Brasil


http://nbr-traducoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Hunter Pointer Calculator Empty Re: Hunter Pointer Calculator

Mensagem  L-Slayer Dom 27 Jan 2013, 14:58

Kamppello escreveu:Parabéns pela ferramenta, mano Slayer. Agora com interface gráfica ficou chique demais.

Sobre os ponteiros do NDS, são bem simples, na maioria dos jogos ele ficam espalhados em arquivos com ponteiros/textos, primeiro os ponteiros, depois os textos. O 1º ponteiro geralmente é 0x00000000, depois é somado isso com a quantidade de caracteres da frase até o início da próxima e assim por diante. Apesar de terem 4bytes, dificilmente o valor do 1º e do 2º byte vão variar, pois os arquivos são geralmente pequenos, a menos que a rom possua um único arquivo de textos, ou esquema diferente de ponteiros.

Mas os ponteiros de NDS não tem que subtrair ou somar algum header? Tem aquele esquema de inverter também?

Quil escreveu:Eu também acha isso que, utilizando somente 3-Bytes em uma rom de GBA já seria o suficiente para encontrar o ponteiro, mas eu acabei descobrindo(da pior maneira possível) que se houver bytes iguais ao ponteiro, em outro local da rom e você modifica-los pensando que eles também são ponteiros a Rom dará Pau. Esse Bytes servem para indicar onde realmente é o ponteiro. Se você fizer a busca hexadecimal e encontrar esses bytes no final é o ponteiro senão ignore.

Pois é, porque como é um padrão pensei que seria meio desnecessário de implementar isso, porque as ROM podem ter diferentes bytes como você mesmo diz, então não tem a calculadora prever isso, a não ser que eu implemente uma função para o usuário especificar isso, o que seria meio idiota, pois se ele sabe disso ele não precisa informar a calculadora! Estou certo?

Gostaria de saber sobre a interface, gostaram da cor e de como ela foi feita ( particularmente esse não é o meu forte)?
E como eu disse antes, quando eu tiver com saco que ainda quero implementar mais coisas!
L-Slayer
L-Slayer
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 156
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 33
Cidade : Mateus Leme
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Hunter Pointer Calculator Empty Re: Hunter Pointer Calculator

Mensagem  Kamppello Dom 27 Jan 2013, 15:25

Pois é, porque como é um padrão pensei que seria meio desnecessário de implementar isso, porque as ROM podem ter diferentes bytes como você mesmo diz, então não tem a calculadora prever isso, a não ser que eu implemente uma função para o usuário especificar isso, o que seria meio idiota, pois se ele sabe disso ele não precisa informar a calculadora! Estou certo?
Pensei nisso também, mesmo se os ponteiros tiverem 4bytes o usuário poderá trabalhar com 3 ou 2 sem problemas, cabe a ele discernir quantos bytes tem o ponteiro e com quantos ele quer trabalhar, ou trabalhar com menos, sem saber a quantidade exata que tem o ponteiro.

A interface gráfica ficou boa, não tenho nada contra. O ícone também, ficou muito estiloso.

Mas os ponteiros de NDS não tem que subtrair ou somar algum header? Tem aquele esquema de inverter também?
Isso vai te dar uma dor de cabeça. Veja, se numa Rom de GBA uma frase inicia no offset 0x00000080, seu ponteiro será 0x80, ... 0x80000000, dependendo da quantidade de bytes que tenha o ponteiro, antes de inverte-lo. Usando o mesmo exemplo, no NDS esse ponteiro seria 0x00000000, ele desconsidera tudo e usa a posição de inicio do texto como referência para o primeiro ponteiro.
Nesse caso, se o usuário marcar a opção subtração e indicar o offset onde iniciar a primeira frase, para usar no lugar do header, ele chegará ao ponteiro.

Uma sugestão é que abra um campo para o usuário escolher se deseja ou não inverter o ponteiro, pois no NDS não há um padrão para isso.
Kamppello
Kamppello
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 927
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 35
Cidade : Recanto das Emas
Brasil


http://nbr-traducoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Hunter Pointer Calculator Empty Re: Hunter Pointer Calculator

Mensagem  Quil Dom 27 Jan 2013, 17:19

L-Slayer escreveu:
Mas os ponteiros de NDS não tem que subtrair ou somar algum header? Tem aquele esquema de inverter também?

Dependendo do jogo ele pode precisar somar ou subtrair, de uma olhada aqui nesse link abaixo lá do Fut, quando eu Razz fui buscar por ajuda no funcionamento do ponteiro de um jogo. E o Grande Boss e o DiegoHH apareceram para responder.
http://romhacking.trd.br/index.php?/topic/7252-nds-ponteiros/page__hl__%2Bblack+%2Bsigil

L-Slayer escreveu:
Gostaria de saber sobre a interface, gostaram da cor e de como ela foi feita ( particularmente esse não é o meu forte)?
E como eu disse antes, quando eu tiver com saco que ainda quero implementar mais coisas!

Ficou muito boa a interface, e esse tom meio de transparecia deixou a Tool muito chamativa.

Quil
Quil
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 425
Membro desde : 06/12/2010
Cidade : At World's End.
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Hunter Pointer Calculator Empty Re: Hunter Pointer Calculator

Mensagem  L-Slayer Dom 27 Jan 2013, 21:21

Kamppello escreveu:Isso vai te dar uma dor de cabeça. Veja, se numa Rom de GBA uma frase inicia no offset 0x00000080, seu ponteiro será 0x80, ... 0x80000000, dependendo da quantidade de bytes que tenha o ponteiro, antes de inverte-lo. Usando o mesmo exemplo, no NDS esse ponteiro seria 0x00000000, ele desconsidera tudo e usa a posição de inicio do texto como referência para o primeiro ponteiro.
Nesse caso, se o usuário marcar a opção subtração e indicar o offset onde iniciar a primeira frase, para usar no lugar do header, ele chegará ao ponteiro.

Uma sugestão é que abra um campo para o usuário escolher se deseja ou não inverter o ponteiro, pois no NDS não há um padrão para isso.
Então o ponteiro do NDS vai ser uma coisa meia aberta, onde o usuário vai definir se soma, se subtrai e se inverte não é isso? Inverte 3 bytes igual ao do gba e mantem o quarto?
L-Slayer
L-Slayer
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 156
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 33
Cidade : Mateus Leme
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Hunter Pointer Calculator Empty Re: Hunter Pointer Calculator

Mensagem  Kamppello Seg 28 Jan 2013, 20:33

Uhum, na maioria dos casos só cabe a ele informar a posição de início da primeira frase bloco no lugar do header, isso irá funcionar trabalhando com toda a Rom ou com os arquivos extraídos.
Kamppello
Kamppello
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 927
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 35
Cidade : Recanto das Emas
Brasil


http://nbr-traducoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Hunter Pointer Calculator Empty Re: Hunter Pointer Calculator

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos