N-BR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Principais duvidas

5 participantes

Ir para baixo

Principais duvidas Empty Principais duvidas

Mensagem  DorzeR Ter 27 Mar 2012, 18:15

Certo cadastrei no forum antes de ontem e to estudando bastante desde la e to com umas duvidas ferozes me atromentando '-'

Vo colocar aki como perguntas se alguem puder responder eu agradeço:

1° ( e mais importante) = Ponteiros como eu uso e mexo com eles. Eu preciso editar o ponteiro de cada palavra u frase que mudar de tamanho que muda de tamanho ou como é mais facil fazer (essa pergunta é por que eu ja vi projetos que tinham os ponteiros em 100% e o texto em 10 ou 20 %)?

2° = Qual a melhor maneira de se pegar o texto da ROM para poder trabalhar? Fazendo o "dump" ou "extraindo" os textos? Ou eu vou precisar a cada linha procurar o texto no editor editar uma linha e volta a procurar outra?

São so estas 2 coisasmas so isso ja está me deixando louco Derrotado
DorzeR
DorzeR
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 250
Membro desde : 25/03/2012
Idade : 29
Cidade : Colinas do Tocantins
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  Quil Ter 27 Mar 2012, 19:40

DorzeR escreveu:Certo cadastrei no forum antes de ontem e to estudando bastante desde la e to com umas duvidas ferozes me atromentando '-'

Vo colocar aki como perguntas se alguem puder responder eu agradeço:

1° ( e mais importante) = Ponteiros como eu uso e mexo com eles. Eu preciso editar o ponteiro de cada palavra u frase que mudar de tamanho que muda de tamanho ou como é mais facil fazer

Para ponteiros de uma olhada nesse Tutorial http://www.nintendobr.org/2010/01/editando-ponteiros.html


DorzeR escreveu:
(essa pergunta é por que eu ja vi projetos que tinham os ponteiros em 100% e o texto em 10 ou 20 %)?
Isso ocorrer se a rom tiver textos que utilizam mais de um tipo de ponteiro.
Digamos que um certo bloco de texto em uma Rom os ponteiros forem de 3 bytes EX: AC4529
Nesse caso para se achar os ponteiros você simplesmente inverte e faz uma busca dos valore Offset invertido para achar os ponteiros 2945AC <--Esse é o ponteiro, para poder modifica-lo você deve fazer uma busca procurando por valores em Hexadecimal.

Mas ai acontece de você encontrar um outro bloco de texto, você então tenta fazer a mesma coisa mas mas nada acontece. Isso só pode significar uma coisa os ponteiros desse bloco de texto é diferente do outro bloco de texto que você já conhece os ponteiros.




DorzeR escreveu:
2° = Qual a melhor maneira de se pegar o texto da ROM para poder trabalhar? Fazendo o "dump" ou "extraindo" os textos? Ou eu vou precisar a cada linha procurar o texto no editor editar uma linha e volta a procurar outra?

A maneira mais fácil(pelo menos para mim) é Dumpar pedaços pequenos de texto(ou melhor diálogos) e ir salvando em pequenos arquivos de tamanho 3kb, 4kb, 1kb tanto faz o tamanho você que escolhe o tamanho que ele terá. Mas é bom salva-los em arquivos pequenos para que na hora de editar e inserir novamente na Rom fique mais fácil e organizado.


DorzeR escreveu:
São so estas 2 coisasmas so isso ja está me deixando louco Derrotado

Bem eu espero ter suprido suas duvidas, caso contrario pergunte novamente que talvez algum outro membro que tenha mais conhecimentos que eu possa responde-las. Razz
Quil
Quil
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 425
Membro desde : 06/12/2010
Cidade : At World's End.
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  DorzeR Ter 27 Mar 2012, 20:36

Quil escreveu:
Isso ocorrer se a rom tiver textos que utilizam mais de um tipo de ponteiro.
Digamos que um certo bloco de texto em uma Rom os ponteiros forem de 3 bytes EX: AC4529
Nesse caso para se achar os ponteiros você simplesmente inverte e faz uma busca dos valore Offset invertido para achar os ponteiros 2945AC <--Esse é o ponteiro, para poder modifica-lo você deve fazer uma busca procurando por valores em Hexadecimal.

Mas ai acontece de você encontrar um outro bloco de texto, você então tenta fazer a mesma coisa mas mas nada acontece. Isso só pode significar uma coisa os ponteiros desse bloco de texto é diferente do outro bloco de texto que você já conhece os ponteiros.

Ainda não entendi está parte: por eles serem tipos diferentes não é preciso editalos separadamente ou o que? (Vou demorar pra entender Melancólico )
DorzeR
DorzeR
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 250
Membro desde : 25/03/2012
Idade : 29
Cidade : Colinas do Tocantins
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  Quil Ter 27 Mar 2012, 21:13

DorzeR escreveu: (essa pergunta é por que eu ja vi projetos que tinham os ponteiros em 100% e o texto em 10 ou 20 %)?



Eu acho que fui eu que não prestou muita atenção em sua pergunta.

Você esta querendo saber por que em alguns projetos os ponteiros estão em 100% e os texto estão em porcentagens diferentes?

Simples, o dono do projeto descobriu como funciona os ponteiros do jogo que ele esta traduzindo, mas ainda não traduziu todos os texto. Principais duvidas 146970
Quil
Quil
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 425
Membro desde : 06/12/2010
Cidade : At World's End.
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  DorzeR Ter 27 Mar 2012, 21:26

Quil escreveu:
Simples, o dono do projeto descobriu como funciona os ponteiros do jogo que ele esta traduzindo, mas ainda não traduziu todos os texto.

Certo ele descobriu mas por exemplo como ele sabe onde ele teria que editar o ponteiro por que faltaram 5 caracteres e onde ele precisaria editar por que sobraram 2, isso quer dizer que ele ja programou tudo ou ele vai precisar editar em cada um desses cassos??
DorzeR
DorzeR
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 250
Membro desde : 25/03/2012
Idade : 29
Cidade : Colinas do Tocantins
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  Quil Ter 27 Mar 2012, 21:54

DorzeR escreveu:

Certo ele descobriu mas por exemplo como ele sabe onde ele teria que editar o ponteiro por que faltaram 5 caracteres e onde ele precisaria editar por que sobraram 2, isso quer dizer que ele ja programou tudo ou ele vai precisar editar em cada um desses cassos??


Eu acho que você ainda não entendeu para que os ponteiros servem, eu te aconselharia a dar uma olhadinha naquele link que eu postei um pouco acima para você entender um pouco mais sobre eles.

Por que os ponteiros simplesmente apontam para o inicio de algum dialogo assim que que esse dialogo chega ao fim ou seja aparece um ENDString que é um Byte que mostra onde aquele dialogo termina. Asim que isso acontece ele pula para o próximo dialogo onde há um outro ponteiro apontando para ele. ( É melhor eu parar por aqui, porque minha explicação esta ficando muito complexa Principais duvidas 195320 )




Última edição por Quil em Ter 27 Mar 2012, 22:14, editado 1 vez(es)
Quil
Quil
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 425
Membro desde : 06/12/2010
Cidade : At World's End.
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  DorzeR Ter 27 Mar 2012, 22:03

Eu olhei o link e entendi um poko mas não consegui resolve o motivo da minha primeira pergunta, que eu acho (agora que assisti os videos) que fiz totalmente erada Razz .

Eu acho isso por que tinha visto que para ajeitar textos, que tenham mais caracteres e fazer eles aparecerem eu preciso usar ponteiros, minha duvida agora que to um pouco mais por dentro do assunto é esatamente como eu devo agir quando encontrar um texto que eu precise mexer o ponteiro eu devo leva o texto pro final da ROM e editar la ou ajeitar o espaço no lugar onde está o texto, qual o melhor jeito de fazer?

Mas não se preucupe em responder Quil agora levei pro lado pessoal e to com "sangue no zoio" pra descobrir sozinho!!!!!

Obs: Agora eu lembrei por que eu não tava muito animado pra traduzir quando vi o forum pela primeira vez. Hexadecimal é muito dificil, lembro que na época que encontrei o forum pedi ajuda pra um super professor de matematica amigo meu, e nem eu nem ele entendemos bulhufas Melancólico .
DorzeR
DorzeR
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 250
Membro desde : 25/03/2012
Idade : 29
Cidade : Colinas do Tocantins
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  Quil Ter 27 Mar 2012, 22:13

Viu você só foi entender um pouco sobre ponteiros depois que eu te passei aquele link dos videos tutoriais sobre ponteiros.(Se fosse em um jogo de RPG você agora teria saido do nivel "0" e upado para o "1" AUHSUAHUSHAUHSU Surpreso )

Eu acho que sua duvida, é em relação ao que fazer com o texto traduzido que ficar um pouco maior que o original?

Se a quantidade de textos que tem na Rom não for muito grande e houver bastante espaço vazio no final da Rom (Ou seja se no final da Rom houver muito valores como esses 000000000000000000000000000000000000000000000000 ou esses FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF nesse caso é só jogar todo o texto para esse local e atualizar o ponteiro.) Principais duvidas 146970
Quil
Quil
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 425
Membro desde : 06/12/2010
Cidade : At World's End.
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  DorzeR Ter 27 Mar 2012, 22:43

Quil escreveu:Eu acho que sua duvida, é em relação ao que fazer com o texto traduzido que ficar um pouco maior que o original?

É minha duvida tava mais ou menso nisso mesmo mas depois de pensar um pouconos videos do Kampelo eu entendi mais uma ou duas coisas. Sorridente
Mas tenho uma outra duvida se por exemplo muitos textos exederem o espaço que ocupavam originalmente e o espaço vago da ROM tiver sido completamente usado para esses trechos, eu posso aumentar o espaço que eu uso da ROM aumentando assim o seu tamanho?

Você poderia me indicar algumas feramentas pra eu trabalhar. por que cada lugar e cada tutorial usa uma diferente, pretendo ir aprendendo com o GBA que eh um sistema que eu gosto de jogar e tem bastante variedade de titulos. Mas não vou conseguir por agora fazer os jogos que gosto (Por que os RPG tem tanto texto) Melancólico
DorzeR
DorzeR
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 250
Membro desde : 25/03/2012
Idade : 29
Cidade : Colinas do Tocantins
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  Kamppello Qua 28 Mar 2012, 09:35

Olá Dorzer.

Sim é possível aumentar o tamanho da Rom, há ferramentas que fazem isso (Lunar Expand, eu acho), eu sinceramente nunca fiz. Quando você perceber que irá faltar espaço, faça o seguinte: mova apenas o trecho incial para o final da Rom, e utilize o espaço onde ficava originalmente esse trecho para os demais textos, o Breath of Fire 2 está sendo traduzido dessa forma.

As melhores ferramentas para se trabalhar com o GBA são:

Para editar textos:
WindHex ou Transhexion (editor hexadecimal)
Monkey Moore (gerador de tabela - buscas relativas)
Table Manager (gerador de tabela)

Para editar imagens:
Tile Molester (editor gráfico)
Lazynds (editor gráfico - para imagens comprimidas)
Advance Palette Editor (editor de paletas de cores)
Kamppello
Kamppello
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 927
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 35
Cidade : Recanto das Emas
Brasil


http://nbr-traducoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  DorzeR Qua 28 Mar 2012, 09:39

Certo agora que ja tenho algumas indicações de feramentas vou traduzir alguma coisa pra aprender!!!

Vlw Kamppello e vle Quil! Exclamação
DorzeR
DorzeR
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 250
Membro desde : 25/03/2012
Idade : 29
Cidade : Colinas do Tocantins
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  Kamppello Qua 28 Mar 2012, 09:46

Beleza, quaisquer dúvidas é só postar que a gente tenta solucionar.
Kamppello
Kamppello
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 927
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 35
Cidade : Recanto das Emas
Brasil


http://nbr-traducoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  DorzeR Qua 28 Mar 2012, 13:35

Certo tentei começar.

Estou tentando aprender com esta ROM: The Legend of Spyro A New Beginning (U)

Certo seguindo alguns tutorials fiz as buscas relativas pra criar a tabela. Mas quando eu faço uma busca ele me da 4 valores para "A" e mais 4 valores pra "a", alem disso se eu coloco a tabela que eu crio com um deles no editor Hexadecimal ele nao reconhece nenhuma palavra.

Ai eu tentei seguir a maneira de um tutorial que tem no Blog de como fazer usando o Tile Molester mas eu não consigo abrir o programa!!

Eu sabia que iria ser dificilmas agora ta parecendo imposivel Melancólico
DorzeR
DorzeR
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 250
Membro desde : 25/03/2012
Idade : 29
Cidade : Colinas do Tocantins
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  Kamppello Qua 28 Mar 2012, 15:04

Para usar o tile molester, você tera que instalar o JRE 6 em seu computador. Tente digitar a frase procurada da seguinte forma, se tiver utilizando o Monkey Moore, marque a opção usar curingas, no quadro da frente coloque *, e digite toda a frase que esta vendo.

Exemplo: START THE GAME --> START*THE*GAME
Kamppello
Kamppello
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 927
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 35
Cidade : Recanto das Emas
Brasil


http://nbr-traducoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  DorzeR Qua 28 Mar 2012, 15:27

Eu tenho o Java 6 instalado e ate uso outros programas que precisam desse engine pra rodar mas ele nao abre.

Quando eu executo ele nao aparece janela so inicia um proceso com o nome "javaw.exe" ja tentei de um tudomas não estou conseguindo.

Vou testar com o Tile Molester que você postou no tutorial de edição de paleta talvez seja uma simples falta de algum arquivo. (Na primeira tentativa com o que Baixei naquele link funcionou)
DorzeR
DorzeR
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 250
Membro desde : 25/03/2012
Idade : 29
Cidade : Colinas do Tocantins
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  Kamppello Qua 28 Mar 2012, 17:27

Talvez esse link possa te ajudar.
Kamppello
Kamppello
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 927
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 35
Cidade : Recanto das Emas
Brasil


http://nbr-traducoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  DorzeR Qua 28 Mar 2012, 18:34

Esse topico ta ficando chato, eu so to aumentando e complicando as coisas '-'

Mas certo deixa eu fazer uma checklist do que ja foi:

1° Eu ja entendi o basico do basico(tabela, O que são os Hexadecimais e como editar, pra que o ponteiro serve, e outras futilidades indispensaveis sobre os programas).

2° Ja estou com os programas e testando em ROM's pra aprender os macetes.

3° E unico ainda não completo : Conseguir traduzir ao menos 1 frase de alguma ROM.

Daqui pra frente e comigo e comigo ate que eu prove o contrarioe venha pedir ajuda mais uma vez. Muito Feliz
DorzeR
DorzeR
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 250
Membro desde : 25/03/2012
Idade : 29
Cidade : Colinas do Tocantins
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty O que é "dump"?

Mensagem  wazyu Seg 02 Abr 2012, 19:57

Eu já vi tutoriais de traduções que eram feitas diretamento no editor hexadecimal (ex.: Translhextion) e em outros escolhia o inicio e fim do texto e transformava isso para o bloco de notas e ia traduzindo no próprio bloco de notas, sem esquecer de antes fazer uma "continha".

Minhas dúvidas são:
  • O que é "dump" falado ai em cima? tem a ver com o que falei acima?
  • No segundo métodos explicados acima, como passar do bloco de notas para o editor hexadecimal e assim pra rom?
  • Qual o melhor método de tradução dos dois? Ou existem ou outro que é melhor que estes?
wazyu
wazyu
Membro NBR Iniciante
Membro NBR Iniciante

Masculino Mensagens : 83
Membro desde : 16/03/2012
Idade : 32
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  DorzeR Seg 02 Abr 2012, 20:19

Posso responder algumas destas duvidas:

1°: "Dump" é tirar o texto do editor para o bloco de notas.

2°: Eu ainda não estudei muito esta parte mas isso é feito reinserindo o texto no editor e salvando em cima da ROM.

3°: Eu ja pedi isso e me falaram que não tem método mais facilk, tem o método com que a pessoa se identifica e o método mais simples.

Legal, faz pouco tempo que to aki e ja to ajudando os otros. Sorridente Vo me achar pro espelho agora até mais. Muito Feliz
DorzeR
DorzeR
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 250
Membro desde : 25/03/2012
Idade : 29
Cidade : Colinas do Tocantins
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  wazyu Dom 08 Abr 2012, 01:23

Desculpa minha ignorância/falta de conhecimento/compreensão

Mas não entendi qual é a forma mais fácil,
nem também não entendi como passar do bloco de notas de volta pra rom
wazyu
wazyu
Membro NBR Iniciante
Membro NBR Iniciante

Masculino Mensagens : 83
Membro desde : 16/03/2012
Idade : 32
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  Kamppello Dom 08 Abr 2012, 16:00

Sem problemas, em nenhum momento foi dito como se extrai e insere os textos da Rom, esse link vai sanar todas as suas dúvidas.
Kamppello
Kamppello
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 927
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 35
Cidade : Recanto das Emas
Brasil


http://nbr-traducoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  Davinho Dom 14 Out 2012, 08:51

Adorei o tópico ^^ Me tirou algumas dúvidas...
Tenho só mais uma, aproveitando assunto:

Estou trabalhando em uma ROM de Nintendo DS, já achei os textos, tudo bonitinho!
Queria criar scripts em bloco de notas com todas as falas (textos) do jogo para ir traduzindo aos poucos e depois recolocar na ROM.
Esse método de Dumpar é ótimo! Mas o Translhextion não abre minha ROM de NDS Principais duvidas 908497
Existe algum outro Hexadecimal que seja bem prático para dumpar?

Se não tiver, existe algum que a gente possa copiar o offset selecionado com um clique só ou com algum atalho?
Davinho
Davinho
Membro NBR Novato
Membro NBR Novato

Masculino Mensagens : 42
Membro desde : 20/12/2011
Idade : 31
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  Quil Dom 14 Out 2012, 09:36

Davinho escreveu:Adorei o tópico ^^ Me tirou algumas dúvidas...
Tenho só mais uma, aproveitando assunto:

Estou trabalhando em uma ROM de Nintendo DS, já achei os textos, tudo bonitinho!
Queria criar scripts em bloco de notas com todas as falas (textos) do jogo para ir traduzindo aos poucos e depois recolocar na ROM.
Esse método de Dumpar é ótimo! Mas o Translhextion não abre minha ROM de NDS Principais duvidas 908497
Existe algum outro Hexadecimal que seja bem prático para dumpar?

Se não tiver, existe algum que a gente possa copiar o offset selecionado com um clique só ou com algum atalho?

Se você souber onde o texto começa e tiver uma tabela de 8-bits com todos os caracteres que você usara em sua tradução, então você poderia tentar usar a Tool que eu estou criando olha ela aqui Senquil. Calmo

Da uma testadinha lá, essa Tool ainda não consegue atualizar os ponteiros automaticamente eu ainda estou desenvolvendo algo para que essa Tool possa, caçar, encontrar e atualizar ponteiros de 3-Bytes, que é o tipo de ponteiro que a Rom em que eu estou trabalhando utiliza, e mais para frente também conseguir atualizar ponteiro de 2-Bytes que é o tipo de ponteiro que a maioria dos jogos de Snes utiliza e de 4-Bytes que é o tipo de ponteiro que muitas Roms de DS utiliza.
Quil
Quil
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 425
Membro desde : 06/12/2010
Cidade : At World's End.
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  Kamppello Dom 14 Out 2012, 11:03

Se o jogo é de NDS, então você deve usar o Tinke e o DSBuff.
O Tinke é um utilitário com várias funcionalidades;
O DSBuff desfaz e rafaz a Rom. Muito útil quando o arquivo modificado fica maior que o original.

Sugiro que extraia os arquivos com o DSBuff ou com o Tinke, descomprima os arquivos comprimidos com o Tinke e utilize o Senquil para extrair e inserir os textos desses arquivos.
Kamppello
Kamppello
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 927
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 35
Cidade : Recanto das Emas
Brasil


http://nbr-traducoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Principais duvidas Empty Re: Principais duvidas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos