N-BR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hotel Dusk: Room 215

5 participantes

Ir para baixo

Hotel Dusk: Room 215 Empty Hotel Dusk: Room 215

Mensagem  Diogoarakis Seg 21 Mar 2011, 11:41

Bom dia,

Gostaria de solicitar a tradução do jogo Hotel Dusk: Room 215 para Nintendo DS, não manjo NADA de programação, mas quem se disponibilizar a me ajudar, eu traduzo todos os textos!
Diogoarakis
Diogoarakis
Membro NBR Novato
Membro NBR Novato

Masculino Mensagens : 7
Membro desde : 20/03/2011
Idade : 38
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Hotel Dusk: Room 215 Empty Re: Hotel Dusk: Room 215

Mensagem  Kamppello Ter 22 Mar 2011, 00:05

Boa noite, beleza.

Acabei de chegar da faculdade, morto de sono, mas mesmo assim baixei a ROM e dei uma olhada.
Boa parte dos textos estão visiveis, sendo possível editá-los usando um editor hexadecimal, porém os demais estão comprimidos, mas também é possível editá-los com o editor hexadecimal, para isso, você deve entender antes como funciona a compressão. O melhor a se fazer é criar uma ferramenta que extraia os textos já descomprimidos (também não manjo nada de programação), pois editá-lo no editor hexadecimal, convertendo número hexadecimal para binário toda hora, é um "porre".

Se não me engano, Ganondorf antes de iniciar a tradução do 999, pretendia traduzir o Hotel Dusk também.
Kamppello
Kamppello
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 927
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 35
Cidade : Recanto das Emas
Brasil


http://nbr-traducoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Hotel Dusk: Room 215 Empty Re: Hotel Dusk: Room 215

Mensagem  Ganondorf Ter 22 Mar 2011, 10:18

Opa, galera... Desculpe o sumiço, mas minhas férias acabaram, depois foi o carnaval, e ficou a maior correria no meu trabalho (aliás, estou respondendo do meu serviço)...

Bom dia,
Gostaria de solicitar a tradução do jogo Hotel Dusk: Room 215 para Nintendo DS, não manjo NADA de programação, mas quem se disponibilizar a me ajudar, eu traduzo todos os textos!
Voltando ao assunto do tópico, antes de lançar o projeto do 999, dei uma boa olhada e uma boa estudada no Hotel Dusk, pois o jogo realmente é muito bom. Porém, há uma compressão muito estranha nela, pois os textos estão visíveis, mas não todo. Existe uma espécia de DTE, porém ainda não consegui entender... Depois me apaixonei pelo 999 e acabei deixando HD-R215 meio de lado, mas ainda pretendo traduzi-la... Assim que eu conseguir quebrar a compressão, eu lanço o projeto e, quem sabe, passo o texto para você...
Ganondorf
Ganondorf
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 142
Membro desde : 16/10/2010
Idade : 39
Cidade : Maricá
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Hotel Dusk: Room 215 Empty Re: Hotel Dusk: Room 215

Mensagem  Diogoarakis Ter 22 Mar 2011, 10:43

Ganondorf, aconteceu O MESMO comigo, até baixei o "hotel dusk 2" (na verdade Last Window) só que ai veio o 999 e o Wii, fiquei meio sem saber o que jogar. Mas to disposto mesmo a ajudar, tenho UM POUCO de tempo de sobra, posso incluir isso como estudo!
Diogoarakis
Diogoarakis
Membro NBR Novato
Membro NBR Novato

Masculino Mensagens : 7
Membro desde : 20/03/2011
Idade : 38
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Hotel Dusk: Room 215 Empty Re: Hotel Dusk: Room 215

Mensagem  Kamppello Ter 22 Mar 2011, 11:28

A compressão usada pelo jogo é a LZSS. Nela o início do bloco de texto é visível, mas tudo que vem abaixo dele está comprimido, o grande problema é que os dados comprimidos buscam referencia (copiam) os textos (incluindo os comprimidos) que vem acima deles, ou seja, se você alterar o texto do início, todos que estiverem abaixo dele serão alterados.
A melhor solução é criar um descompressor/compressor, tenho um código fonte em C que trabalha com uma compressão semelhante. Uma outra solução seria extrair o container comprimido, descomprimir manualmente, traduzir sem recomprimir e inserir o container no final da ROM, para isso seria necessário saber o ponteiro do mesmo (não tenho certeza se funcionará).
Kamppello
Kamppello
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 927
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 35
Cidade : Recanto das Emas
Brasil


http://nbr-traducoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Hotel Dusk: Room 215 Empty Re: Hotel Dusk: Room 215

Mensagem  Diogoarakis Ter 22 Mar 2011, 13:21

Podem me passar algum tutorial para ver se eu saco do que vocês estão falando?
Diogoarakis
Diogoarakis
Membro NBR Novato
Membro NBR Novato

Masculino Mensagens : 7
Membro desde : 20/03/2011
Idade : 38
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Hotel Dusk: Room 215 Empty Re: Hotel Dusk: Room 215

Mensagem  Kamppello Ter 22 Mar 2011, 13:43

Dá uma olhada nesse aqui.

*Edit*
A compressão do tutorial é um pouco diferente da usada na ROM...

A rom usa o <FF> no lugal do <00>, quando se converte para binário, em vez de usar o "0" (zero) para contar as casas, use o "1" (um) e lembre de contar o número binário dá direita para a esquerda.
exemplo:
<FF> = 11111111, avança 8 casas sem compressão;
<3F> = 00111111, avança 6 casas e há uma compressão;

O arquivo comprimido é composto por 2 bits, ex: <05c3>, não olhei para verificar, mas um deles indica a quantidade de casas para recuar, o outro a quantidade de casas para copiar.
Kamppello
Kamppello
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 927
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 35
Cidade : Recanto das Emas
Brasil


http://nbr-traducoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Hotel Dusk: Room 215 Empty Re: Hotel Dusk: Room 215

Mensagem  Ganondorf Sáb 26 Mar 2011, 22:09

Kampello escreveu:A compressão usada pelo jogo é a LZSS. Nela o início do bloco de texto é visível, mas tudo que vem abaixo dele está comprimido, o grande problema é que os dados comprimidos buscam referencia (copiam) os textos (incluindo os comprimidos) que vem acima deles, ou seja, se você alterar o texto do início, todos que estiverem abaixo dele serão alterados.
A melhor solução é criar um descompressor/compressor, tenho um código fonte em C que trabalha com uma compressão semelhante. Uma outra solução seria extrair o container comprimido, descomprimir manualmente, traduzir sem recomprimir e inserir o container no final da ROM, para isso seria necessário saber o ponteiro do mesmo (não tenho certeza se funcionará).

Cara, muito obrigado mesmo pela informação... Vou fazer alguns testes e se eu conseguir entender essa joça, lanço o projeto dela também... Já ganhou meu "Obrigado", boss... Se eu tiver dificuldade, posto aqui para você me ajudar... Muito Feliz
Ganondorf
Ganondorf
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 142
Membro desde : 16/10/2010
Idade : 39
Cidade : Maricá
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Hotel Dusk: Room 215 Empty Re: Hotel Dusk: Room 215

Mensagem  Kamppello Dom 27 Mar 2011, 07:46

Pode contar comigo, mano Ganon. Por incrivel que pareça, a compressão desse jogo e muito parecida com a de um jogo que estou fuçando. Estou tentando desenvolover um dumper/inserter, digo estudar C, se eu conseguir, imagino que com algumas alterações, seja possível extrair os textos desse jogo também. Se algum dia eu conseguir, te passo ele.
Ganondorf escreveu:Se eu tiver dificuldade, posto aqui para você me ajudar...
Ainda estou em fase de aprendizagem, mas posta ai que farei o possível para ajudar. Várias pessoas discutindo o mesmo assunto fica melhor para aprender.

Até mais.
Kamppello
Kamppello
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 927
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 35
Cidade : Recanto das Emas
Brasil


http://nbr-traducoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Hotel Dusk: Room 215 Empty Re: Hotel Dusk: Room 215

Mensagem  Diogoarakis Dom 27 Mar 2011, 15:19

Po... fico sinceramente triste em não poder ajudar mais com a parte de programação, não to com muito tempo para ficar fuçando tutoriais nem tenho uma aptidão nata pro assunto, só consigo traduzir mesmo... ainda mais agora que comecei o judo... mas estou aqui para o que der e vier, precisando é só chamar!
Diogoarakis
Diogoarakis
Membro NBR Novato
Membro NBR Novato

Masculino Mensagens : 7
Membro desde : 20/03/2011
Idade : 38
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Hotel Dusk: Room 215 Empty Re: Hotel Dusk: Room 215

Mensagem  Kamppello Dom 27 Mar 2011, 15:50

Não se preocupe, programação é algo bem complicado, a tool, se conseguirmos criar, deve demorar bastante até funcionar perfeitamente. Bom, se você quiser se arriscar em uma tradução menos complexa para ir pegando a manha do negócio, é só escolher um jogo que nos ajudaremos no que for possível.

Até mais.
Kamppello
Kamppello
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 927
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 35
Cidade : Recanto das Emas
Brasil


http://nbr-traducoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Hotel Dusk: Room 215 Empty Re: Hotel Dusk: Room 215

Mensagem  Quil Dom 27 Mar 2011, 16:22

Diogoarakis escreveu:Po... fico sinceramente triste em não poder ajudar mais com a parte de programação, não to com muito tempo para ficar fuçando tutoriais nem tenho uma aptidão nata pro assunto, só consigo traduzir mesmo...

Pó, com alguns anos de estudo tu poderias até criar a tool mais util no romchaking que é um Dump/Insert. Pelo que eu
já vi mesmo se tu a tiveres, uma ferramenta assim. Sua tradução ainda pode demorar um bucado de tempo para ficar
pronta, pelo pouco tempo que você pode dedicar a sua tradução. Melancólico
Quil
Quil
Moderador NBR
Moderador NBR

Masculino Mensagens : 425
Membro desde : 06/12/2010
Cidade : At World's End.
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Hotel Dusk: Room 215 Empty Re: Hotel Dusk: Room 215

Mensagem  Kamppello Dom 27 Mar 2011, 17:21

Essa questão de tempo é o maior problema. Por isso eu extraio todos os textos das roms e os traduzo no trampo quando estou desocupado, também imprimo alguns "tutos", para ler no Báu (casa/trabalho, trabalho/faculdade, faculdade/casa). Quando tenho algum tempo disponível, já tenho uma programaçao fixa: namorar; encher a cara de cerva/cana; jogar futebol, videogame, sinuca etc; assistir UFC, MMA, futebol e talz; entre outras coisas não programadas, Shuahahahaahh
Kamppello
Kamppello
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 927
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 35
Cidade : Recanto das Emas
Brasil


http://nbr-traducoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Hotel Dusk: Room 215 Empty Re: Hotel Dusk: Room 215

Mensagem  Ganondorf Dom 27 Mar 2011, 20:20

Kamppello escreveu:Essa questão de tempo é o maior problema. Por isso eu extraio todos os textos das roms e os traduzo no trampo quando estou desocupado...

Oh, my God!!! Que o seu chefe não leia isso... Muito Feliz
Ganondorf
Ganondorf
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 142
Membro desde : 16/10/2010
Idade : 39
Cidade : Maricá
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Hotel Dusk: Room 215 Empty Re: Hotel Dusk: Room 215

Mensagem  L-Slayer Seg 28 Mar 2011, 10:02

Kampello, dependendo se você conseguir passar umas informações que preciso,posso criar a tool. E me passa o código que você tem ai pra mim dar uma olhada!
L-Slayer
L-Slayer
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 156
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 33
Cidade : Mateus Leme
Brasil


Ir para o topo Ir para baixo

Hotel Dusk: Room 215 Empty Re: Hotel Dusk: Room 215

Mensagem  Kamppello Seg 28 Mar 2011, 12:29

Fala, mano Slayer. Bom esse é o código fonte que descomprime os textos do Ogre Battle, a compressão do Hotel Dusk é muito parecida com a deste jogo. Depois vou dar uma olhada na compressão da ROM pra ver como ela funciona e te passo.
Kamppello
Kamppello
Administrador NBR
Administrador NBR

Masculino Mensagens : 927
Membro desde : 28/09/2010
Idade : 35
Cidade : Recanto das Emas
Brasil


http://nbr-traducoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Hotel Dusk: Room 215 Empty Re: Hotel Dusk: Room 215

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos