Como colocar legendas em vídeos de Playstation

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como colocar legendas em vídeos de Playstation

Mensagem  Fou-Lu em Sex 20 Abr 2012, 01:06

Autor: Master
Grupo: Made in Brasil
Site: http://madeinbrasil.org/ (fora do ar)
Versão: ???
Lançamento: 01/09/2003 (provavelmente)
Idioma: Português brasileiro
Categoria: Edição de vídeos
Nível: Básico
Sistema: Playstation

DESCRIÇÃO:
Um bom tutorial ilustrado que mostra passo a passo como legendar os vídeos dos jogos de Playstation.
_____________________________________________________________________________________

Como colocar legenda nos vídeos de playstation

- Notas do Autor:
Esse tutorial vai mostrar passo a passo como inserir as legendas nos vídeos nos jogos de playstation.

- Programas necessários:

  1. Psmplay
  2. Subsync
  3. Vobsub
  4. Virtualdub
  5. Str convert
  6. Hedit
  7. O cd ou a iso do cd


1 - Gravando os vídeos

Primeiro de tudo, teremos que copiar para o HD, o vídeo que esta no cd de playstation, o qual queremos legendar. Para isso usaremos o Psmplay, vá em File => Analyze CD-ROM para procurar os vídeos no CD, ou vá em File Analyze DAO Image para procurar os vídeos na ISO.





Salve o arquivo .psm e abra o arquivo. Esse é o arquivo que o PSmplay salva para você assistir os vídeos.




Depois que achar, selecione o STR (o formato de vídeo de playstation) em open Analyze Cd data ou Open Analyze DAO Data e escolha o vídeo que você quer legendar, assista o vídeo e confira para ter certeza.




Depois de conferir, salve o arquivo de vídeo (como STR) em File => Save File

Nomeie o arquivo como .STR pois mais tarde nos usaremos ele.




Logo depois vá em Output AVI File... Salve como AVI sem usar compreensão. Coloque Quadros inteiros sem compactação.

O vídeo em STR não vai ocupar muito espaço, mas o arquivo de vídeo em AVI vai ocupar bastante espaço no HD. Para você ter uma idéia, o vídeo de apresentação do jogo Final Fantasy 8 ocupou 626 MBs. Tenha espaço o suficiente no HD para esse processo.




Logo depois vá em Output AVI File... Salve como AVI sem usar compreensão. Coloque Quadros inteiros sem compactação. Antes de fechar, de uma olhada em File => Show Info para ver as informações do jogo.

Então o vídeo que depois será convertido terá que ter essas configurações.

  1. O vídeo deverá ter a resolução de 320 x 128.
  2. Deverá ter 2896 frames.
  3. Deverá ter 15 quadros por segundo (FPS).
  4. O áudio deverá possuir Sample rate de 44100.
  5. Deverá ser Stereo com 16 bits.
  6. Tanto o vídeo, quanto o áudio deverão possuir o tamanho de 03:13:06.

[center]2 - Fazendo as legendas...
Você pode fazer as legendas no bloco de notas. OBS: Você pode usar um programa para fazer a legenda e já sincronizar-la com o vídeo usando o SubSync que eu aconselho,(é bem mais pratico).






Abra em media o vídeo, e em subtitle a legenda e vá verificando se a legenda esta sincronizada e edite apertando em Edit Subtitle. Com esse programa é muito mais fácil pois você estará vendo o vídeo e editando a legenda na mesma hora.
Ou você também pode usar o VobSub onde esse você terá que usar mais tarde. Aconselho a você editar um arquivo de legenda de um filme Divx que você pode encontrar na internet ou usar o que esta vindo junto com esse tutorial, pois é mais pratico editar do que fazer.
Para fazer ou editar as legendas você pode usar o Bloco de notas ou o WordPad, é muito fácil. Coloque o numero da legenda (1 se no caso for o primeiro ou 2 o segundo e assim por diante) em baixo coloque a hora, os minutos e os segundos que no caso é quando a legenda vai aparecer, espaço, --> espaço, a hora, os minutos e segundos que é quando a legenda vai sumir e em baixo escreva ou edite a legenda, como mostra aqui abaixo e na foto abaixo:

[center]



OBS: Coloque na linha de baixo a frase que você vai pular linha.
Esse tipo de arquivo de legenda é o SRT (não se confunda com o STR que é o arquivo de vídeo de playstation).
Todos os tipos de arquivos de legendas são bem parecidos, e se você já sabe editar esse tipo de arquivo SRT então saberá como editar os outros tipos de arquivo de legenda.
Fazer a legenda vai dar um pequeno trabalho, pois você terá que ajustar a hora certa para que cada legenda apareça e saia na hora certa. (Não esqueça de usar o SubSync).
O arquivo de legenda que você terá que inserir no vídeo é o tipo de arquivo SSA. Então abra o Subresync para abrir essa legenda, com ele você poderá mudar a posição, a cor da legenda, a sombra e seu contorno. Com ele você terá que converter sua legenda para SSA para poder inseri-la no vídeo.

[center]




3 - Inserindo a legenda no vídeo.

Depois de ter salvo a legenda como SSA, abra o VirtualDub para inseri-las no vídeo. Depois de abrir o vídeo, iremos em Vídeo => Filters => ADD => subtitler e abriremos o arquivo de legenda que salvamos como SSA.

[center]



Depois assista o vídeo para ver se esta tudo OK.

[center]

















Se não estiver bom você poderá editar ela novamente no Subsync. Certifique-se que o vídeo não esta usando nenhuma compreensão em Vídeo => compression... e deixe a opção (Uncompressed RGB) e clique em OK.




Depois vá em vídeo => Frame rate e clique em change to e coloque como estava na informação do original... no FF8 era 15...


[center]


E então salvaremos o arquivo de vídeo em File => Save as AVI... e nomeie o vídeo como quiser e não esqueça o local de onde salvou.
Depois de configurar essas coisas salve o arquivo de AVI em File => Save as AVI...
O arquivo de vídeo AVI vai ficar tão grande quanto o outro arquivo de vídeo AVI que você extraiu do jogo. Então não esqueça de ter espaço o suficiente no HD para poder salvar esses vídeos.
Logo depois nos teremos que converter esse arquivo de vídeo AVI para STR para poder inseri-lo na ISO, pois é o tipo de arquivo de vídeo que o playstation lê.


[center]4 - Convertendo o AVI para STR.

Abra agora o conversor STR/AVI

[center]



Vá em STR => Criar Novo , de um nome para o arquivo de vídeo que será convertido e depois selecione o vídeo em AVI que você inseriu as legendas com o VirtualDub.


Aqui abaixo você deve apenas alterar o Tipo-Setor para 2352(RIFF).


[center]


Aqui esta a informação do vídeo STR original, e você devera colocar no quadro abaixo as mesmas informações.

[center]





Se lembra das informações que você pegou do vídeo original com o psmplay?? Pois bem...
Agora você deve configurar como o original.

  1. FPS = 15.
  2. Larg. = 320 x 224.
  3. Tipo = 37.8KHz Stereo
  4. Canais = 1
  5. Tamanho da edição = Sempre será 0
  6. Fim da edição = 2896
Depois dessa configuração clique em OK para começar o processo de conversão.
Logo depois do processo você vai perceber que esse vídeo STR tem o mesmo tamanho do vídeo STR original. O vídeo em AVI da apresentação do jogo Final Fantasy 8 ficou com 626 MB e convertido para o formato STR ficou com o tamanho de 64,5 MB e o original também ficou com 64,9 MB, o vídeo legendado ficou um pouco menor.
De uma olhada nesse arquivo de vídeo STR com o Psmplay para testar.

[center]



[center]5 - Inserindo o vídeo na ISO .

5.1 - Método 1 (Hexadecimalmente).

OBS: É aconselhável que você use o método 2 (usando o CDmage), pois além de ser muito mais prático é mais rápido e sem problema! Estou ensinando esse método 2 por que alguns jogos não é possível inserir o vídeo pelo CDmage.
Para inserirmos o vídeo na ISO deveremos colocar o vídeo no OFFSET (endereço hexadecimal) correspondente ao qual você extraiu o vídeo original.
Então deveremos abrir o vídeo STR original que eu falei no começo do tutorial para ser salvo.
Então você ira procurar na ISO alguns valores hexadecimais iguais aos que tem nesse arquivo de vídeo STR para podermos localizar onde esta o vídeo.
Selecione alguns valores hexadecimais do vídeo STR original para serem procurados na ISO como na foto abaixo:

[center]



Percebe que logo em baixo tem um MORIYA e depois o AKAO??? Então... Selecione eles e copie os valores hexadecimais para serem procurados na ISO.
Quando você achar os valores você terá que ver o lugar certo para colocar os valores hexadecimais do vídeo. Compare o STR original com essa imagem.... e veja o começo do lugar que esta diferente e faca alguns testes copiando poucos valores hexadecimais do vídeo SRT que você legendou para a ISO e testando com o emulador.


[center]


O Final Fantasy realmente é um jogo muito complexo... O conversor não tinha suporte para 44100 e ele não tinha um formato de SRT normal. Dificultando e muito na hora de inserir o vídeo na ISO.
O Wild Arms tinha o formato de Normal STR e foi bem mais simples.


[center]


A maioria dos jogos usam o Type como Normal STR. Só o Final Fantasy 8 que usa um tipo diferente para dificultar as coisas.

[center]Veja na figura:




A janela de cima corresponde aos valores hexadecimais do Vídeo do Wild Arms que eu inseri as legendas. A janela de baixo é a janela que corresponde aos valores hexadecimais da ISO do Wild Arms. Repare que ambos tem o BVP... depois um B e depois outro B e um acentuo...
Então eu copiei desde o acentuo e fui colando aos poucos na ISO em cima do acentuo que estava depois do segundo B que mostra na figura sublinhado de valor hexadecimal 60.
Esse processo de copiar e colar e um pouquinho chato...


[center]


E só ter cuidado na hora de copiar e colar... Use o Control + C pra copiar e o Control + V pra colar. Depois de ter repassado os valores hexadecimais, salve e confira no emulador.
OBS: Não faca isso no Winhex. Pois ele não repassa os valores hexadecimais. Ele cria novos blocos. Fazendo com que depois a ISO não funcione.

5.2 - Método 2 (Usando o CDmage).

Aconselho que você use esse método!!
Abra a ISO com o CDmage em File => Open.

[center]



Selecione o arquivo de video STR que você vai substituir, geralmente ele esta na pasta STR, onde estão os vídeos de PSX. Ele é nomeado com .STR, é facil de encontra-lo. Aqui tem 2 arquivos, e o WAEND é o arquivo que aparece no final do jogo por ter END, então selecionei o WAOP.STR. Se tiver dúvida, importe o arquivo de vídeo que tiver quase o mesmo tamanho e vá depois testando no emulador.
Depois de selecionar o vídeo que vai ser substituído, vá em Action => Import File ou Control + Alt + F


[center]


Agora é só selecionar o vídeo em STR que você fez, o programa vai importar o arquivo pra ISO em poucos segundos.


[center]

AGORA É SÓ TESTAR


[/center][/center][/center][/center][/center][/center][/center][/center][/center][/center][/center][/center][/center][/center][/center][/center][/center][/center][/center][/center]

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
avatar
Fou-Lu
Membro NBR Veterano
Membro NBR Veterano

Masculino Mensagens : 118
Membro desde : 13/01/2012
Idade : 23
Cidade : Teresina
Brasil


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum